...

Alexandre Ascal

Às vezes fica difícil compreender porque o brasileiro é tão empreendedor, afinal de contas tantas são as dificuldades e é quase impossível atender a toda burocracia. Em outros países a carga tributária é muito menor que aqui, em outros casos a carga tributária é maior, mas a burocracia muito menor, ou seja, dificuldades muitas para algo que parece ser uma forma sonhadora de se viver.

Falar de empreendedorismo nestes dias e pensar como empreender sem grana, com muita falta de estrutura e também com muita incerteza para qualquer que seja o mercado, é difícil. Afinal de contas só agora estamos podendo pensar como será um mundo sem a sombra da pandemia e tomara que continue assim.

Sendo assim, como podemos ser empreendedores neste momento de mudança, buscando acertar mais do que errar? Afinal, quando as coisas ficam difíceis o empreendedorismo surge como uma alternativa já que estamos desprovidos de qualquer ajuda do governo ou entidades. O maior problema do empreendedor é que ele senta em uma mesa de bar e escreve o plano de ação dele ou de sua ideia em um guardanapo de papel e ali nasce um negócio. A partir deste momento planos ou ideias não são registrados. Neste caso vou relatar aqui alguns pontos importantes para o desenvolvimento de novas ideias empreendedoras.

1-      Use o conceito de Startup: Uma startup não é apenas “uma organização temporária com um modelo de negócios escalável e repetível” ela também pode ser o modelo inicial de uma ideia de empreendedorismo. Assim, precisamos saber quais são as ferramentas que precisamos conhecer para desenvolver a nossa ideia.

2-      Planejamento: O empreendedorismo por si só é uma atividade que precisa de muito planejamento, pois não tem como tirar uma ideia do papel sem usar um mínimo de planejamento. É preciso criar a base de como fazer, seja com um plano de ação ou um business model canvas. Nestes dois casos estas ferramentas podem demonstrar para o empreendedor informações muito importantes para o desenvolvimento da sua ideia ou negócio.

3-      Parcerias para crescer: Conte a sua ideia para pessoas que possam ajudar a desenvolvê-la, não perca a oportunidade para transformar a sua ideia em uma grande oportunidade para outros empreendedores, pois assim poderá estar nascendo aí uma sociedade ou uma grande parceria. Precisamos saber que nunca somos perfeitos e não conhecemos todas as competências para abrir o nosso negócio. Tenha parceiros que ajudem a agregar novas competências às necessidades da sua ideia inicial.

4-      Nunca se apegue ao produto, mas sim ao problema: Muitas vezes podemos achar que o produto que criamos é uma grande solução, mas esquecemos que um produto nasce a partir de uma necessidade de solução, de uma dor ou problema. Sendo assim, sabemos que existem diversas formas de resolver um problema e não apenas uma. O que eu quis dizer com isso é que você pode começar com uma ideia, mas no decorrer do tempo se esta solução ou produto mudar completamente isto é normal. Grande parte dos empreendedores que eu conheço param de empreender pois se apegam a uma única solução ou produto.

5-      Traga investidores para a sua ideia: Você pode pensar que estou falando de algo impossível no início de uma ideia, mas pense bem: todas as pessoas que podem ajudar são investidores, seja de conhecimento ou de dinheiro. Um familiar, um amigo, pode ser um investidor e estas pessoas são uma grande escola de como apresentar e apaixonar as pessoas pelas suas ideias. Depois que você conseguir vender a sua ideia ou produto para estas pessoas com um mínimo de organização de ideias você estará preparado para um futuro investidor no futuro.

Espero ter ajudado a desmistificar esta grande oportunidade que você tem de ser um empreendedor. Gosto de pensar que por trás de todo empreendedor tem uma pessoa buscando liberdade e independência. Sabemos que o mindset empreendedor é muito mais complexo, mas acima de tudo as soluções criadas pelo empreendedorismo nos dias de hoje são responsáveis pela solução de sobrevivência de muitas pessoas nos dias malucos que estamos vivendo. Então, porquê não empreender? Venha para este mundo e aprenda como ele é instigante e definitivamente muito difícil.

No QR Code de hoje você poderá assistir ao vídeo com o resumo do livro “A startup enxuta” do Eric Risque, que modelou e difundiu o conceito de lean startup. Aproveite e lembre-se: Gestão antes mesmo do primeiro café.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.